sábado, 28 de maio de 2011

Estilo Provençal . Loja e Quarto do Bebê



Estilo Provençal




O estilo provençal tem origem da Provence, sul da França. Região simples e romântica, e possui um papel importante na tradição da cultura francesa. Região de belíssimas paisagens das plantações de lavanda, que desde a Idade Média é a matéria-prima da perfumaria tão famosa do país.


A simplicidade e a beleza dessa região inspiram artistas, como algumas obras de Van Gogh, também bastante influência para a culinária com seu mix de ervas aromatizadas.


O estilo provençal ganha destaque quando a partir do desgaste da madeira utilizada na França sofisticada dos séculos XVI e XVII, recebem um tratamento especial e criativo pelos artesãos. A tecnica do Gessocré (mistura à base de gesso e cola), esconde os defeitos dessas madeiras. Com o passar do tempo a pátina também sofre o desgaste e o móvel adquiria uma aparência que criou o estilo provençal, simples e romântico.


Além da pátina o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile jouy, todas aplicadas ao tecido e às louças que completam charme do estilo rural francês.


O estilo ganha destaque e status quando Maria Antonieta decorou os jardins de Versailles com essa madeira, transformando o estilo em sinônimo de elegância.


Esse foi o estilo adotado para a loja e o quarto do bebê abaixo, com um clima simples, romântico, elegante como o mundo Frances.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário